Boné Trucker: Conheça a origem e os adeptos desse ícone da cultura Rock n Roll

Fala, rocker! Tudo certo aí?

Em um passado não “muito, muito distante” assim, quando Star Wars ainda era uma só trilogia e a MTV ditava os dogmas do universo musical, seres de uma espécie atualmente ameaçada de extinção dominavam a galáxia da cena Rock n’ Roll: eram os chamados “rockeiros true” (“rockeiros de verdade”, em tradução livre).

James Hetfield, Dimebag Darrell, Lars Ulrich e Rex Brown nos primórdios de Metallica e Pantera

Quem nasceu em 1995 e tem 21 anos hoje, talvez não saiba, mas os adolescentes dos anos 80 confrontaram o lado negro da força do exército dos “true” – seres extravagantes, facilmente identificados por seus uniformes compostos por camisetas pretas de alguma banda com um nome difícil demais para ser pronunciado, colete e calças jeans um número menor, jaquetão de couro, lápis de olho à lá Gretchen-freak-le-Boom-Boom, e o mais importante: o cabelo comprido.

Qualquer medida acima do pescoço excluía automaticamente o mérito à condecoração “true”, destinando os seres profanos à mais baixa das categorias dentro do universo Rock n’ Roll: a categoria dos posers!

Os integrantes do Alice in Chains ainda com seu visual “rocker dos anos 80”

Mas com o passar e a evolução natural dos tempos, a atitude Rock N Roll falou mais alto do que as necessidades estéticas. Toda essa balela de regras e guias básicos de “como se tornar um rockeiro em 666 passos” caiu por terra. Afinal, não existem regras para o Rock n Roll. E quem acredita em manual de fantasias para ser “um rockeiro de verdade” vive um paradoxo e uma ilusão.

Pois bem. Foi em meados da década de 80 que surgiu um novo elemento na cultura rocker, quase como um intruso de outro planeta: o trucker!

Anthony Kiedis, do Red Hot Chili Peppers – ex-cabeludo também aderiu ao estilo mais moderno e despojado sem perder o espírito e a atitude Rock n’ Roll nos palcos

Os chamados truckers são bonés no maior estilo caminhoneiro. No passado, eram distribuídos como brinde ou item de trabalho que as empresas rurais davam a seus fazendeiros, caminhoneiros ou outros trabalhadores do campo para se proteger do sol, sempre com aquela redinha característica na parte traseira para ventilar o couro-cabeludo.

O trucker carrega uma aura vintage, que consegue ser ao mesmo tempo simples e estilosa, por conta de seu design sem frescuras e, nos melhores casos, em apenas duas cores.

Diversos ícones do Rock N Roll resolveram cair na estrada no maior estilo Rock N Roll aderindo o trucker como indispensável companheiro de jornada. E a Santo Rock não poderia deixar de incluir este item já tradicional à estética Rock n’ Roll em seu catálogo. Por isso, criamos o White Label Trucker!

 

Quem acompanha o Metallica, com certeza já viu o ex-cabeleira James Hetfield de trucker por aí.

O atual baixista do Metallica, Robert Trujillo, também é um adepto do trucker.

E não para por aí! A lista de ícones do Rock n’ Roll que curte um trucker é extensa! Se liga:

Quem não conhece esse cara aqui embaixo e o clássico trucker que virou até marca registrada? Pois é. Se prepara, porque esse ano ele, Slash e Duff McKagan se apresentarão com o Gun n’ Roses em cinco estados pelo país.

Axl Rose ainda jovem, magro e humano.

E o Axl não é o único dos Guns n’ Roses a curtir um trucker. A cartola de Slash se tornou uma marca registrada no visual do guitarrista. Uma das poucas vezes em que Slash foi visto sem sua inestimável cartola (desde os cinco primeiros minutos de seu nascimento), foi nesta aparição usando um trucker:

O vocalista e guitarrista do Alice in Chains, Jerry Cantrell, também aderiu ao trucker.

Jerry Cantrell do Alice in Chains

Até os caras do Pantera tornaram-se adeptos do tradicional cap de caminhoneiro.

Rex Brown, Phill Anselmo e os irmãos Vinnie Paul e Dimebag Darrell mostrando que não é preciso abrir mão dos longos cabelos para aderir ao estilo “João do caminhão”

Até o doidão do Randy Blythe, vocal do Lamb of God, curte um trucker.

Dimebag Darrell (Pantera) e Randy Blythe (Lamb of God)

Os malucos do Foo Fighters também.

Dave Grohl
Taylor Hawkins

Até o ermitão do Eddie Vedder tem o dele.

Eddie Vedder, do Pearl Jam

O baterista Travis Barker não abre mão do visual com boné e até inventa moda com a aba invertida.

Travis Barker (Blink 182)

Falando em Blink 182, o Tom (DeLonge) não está mais na banda desde 2015, mas também foi um dos caras que popularizaram o trucker no final dos anos 90.

Chino Moreno, vocal do Deftones, do Team Sleep e que acabou de fazer um pocket show de dentro de um vulcão, aprova a estileira!

E não é só marmanjo que curte o trucker, não. Olhaí a Avril Lavigne no maior estilo, por exemplo.

Na cena nacional, o trucker também tem seu prestígio. Caras como ChorãoChampignon eram adeptos do estilo trucker para promover a cena skate punk.

Quem também curte bastante é Derrick Green, atual vocalista do Sepultura.

E, cara… o vocalista do Capital Inicial: Dinho Ouro Preto, cara! Cara… cara!

Que tal dar uma conferida de perto no White Label Trucker Santo Rock?

NEWS-BLOG-TRUCKER-PRODUCT

Ou você pode fazer como este menino aqui embaixo: virar as costas pra quem te quer bem.

About Santo Rock Roadies view all posts

A equipe Santo Rock é composta por pessoas apaixonadas pelos valores e ideais da cultura Rock n Roll. São rockers que, movidos por uma paixão incondicional, acreditam que o Rock n Roll é uma das manifestações artísticas e culturais mais poderosas que existe, uma força visceral capaz de transformar vidas e mundos.

1 Comment Join the Conversation →

  1. Will

    Uma vez vi o Jimmy Page de trucker e o Joe Cocker também.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *