Playlist Medalha de Ouro

Fala, rocker! Feeling alright?

Domingo agora, dia 21, acontece a festa de encerramento dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro. E como sexta é dia de som, resolvemos preparar uma playlist exclusiva com uma seleção especial sobre o Rock nos esportes.

Então já manda bala e solta o play aqui embaixo e, na sequência, confere o porquê de cada música incluída nessa seleção.

Bom, então vamos lá!

Domingão (14/08) eu tava na sala lá de casa com a minha família assistindo aos jogos e torcendo pro Brasil (obviamente), quando me liguei de uma coisa que me arregalou os olhos. As nadadoras da Eslováquia, Jana Labáthová e Nada Daabousova, entraram na água e começaram a apresentação de nado sincronizado ao som de “The William Tell Overture” – aquela musica clássica que lembra trilha de corridas de cavalo, sabe? Por se tratar de uma versão só em violoncelo, elas já tinham minha atenção. Então, eis que em meio à apresentação, a música mudou de tema com um riff que me soou muito familiar. Pensei “Será que é mesmo o que estou pensando? Não, não pode ser”, e continuei ouvindo. Em poucos segundos, tive a certeza de que era mesmo o que eu achava. Pulei do sofá gritando “É The Trooper do Iron Maiden!”. Isso mesmo, rolou um Maiden nessas Olimpíadas. Que fóda!

Depois eu fui atrás e descobri que as atletas escolheram a versão da banda eslovaca 2Cellos para a apresentação, que além de abrir com “The William Tell Overture”, corta para “The Trooper do Iron Maiden. Foi uma excelente forma de homenagear a terra natal e,de quebra, um dos maiores nomes do Rock de todos os tempos.

Confira no vídeo abaixo (The Trooper começa em 1 minuto e 10 segundos):

Para quem quiser conhecer essa dupla, aqui está o clipe oficial dessa trilha incrível:

E essa não foi a primeira vez em que um gigante do Rock foi homenageado em uma cena como essa. Em 2009, a seleção espanhola de nado sincronizado se apresentou ao som de Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, no Mundial de Jogos Aquáticos e foi lindo! Parece até que a música foi escrita para essa apresentação. Se liga:

As Olimpíadas de 2012, na Inglaterra, certamente merecem a nossa atenção. O país do Rock n Roll apresentou diversas atrações de seu cardápio recheado. Teve Arctic Monkeys fazendo uma versão de Come Together, dos Beatles, em meio a uma apresentação surreal de linda. Paul McCartney, tocou The End e Hey Jude, teve o Queen com a Jessie J tocando We Will Rock You… Nossa! Sem palavras. Os caras fizeram uma apresentação imbatível.

Mas eu gostaria de destacar o encerramento dos jogos olímpicos de 2012, com a apresentação impressionante de quem? Sim, de quem. Do clássico e poderoso The Who! Os caras mandaram Baba O’Riley, emendaram a mais que emocionante See Me Feel Me de deixar as pernas bambas e fecharam com um de seus maiores hits: My Generation. Preciso falar mais alguma coisa? Por favor, assiste isso, rocker:

O The Who também foi responsável pela apresentação do Halftime Show de 2010, o show de encerramento do Super Bowl (Super Bowl é um jogo do campeonato da NFL – National Football League, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, que decide o campeão da temporada. Um dos, senão o maior evento esportivo dos Estados Unidos). Em 2014, Bruno Mars dividiu os palcos do Halftime Show com os insanos do Red Hot Chili Peppers, que apresentaram uma enérgica “Give It Away” ao vivo.

De arrepiar foi ver a torcida do Manchester City fazendo de Hey Jude, dos Beatles, seu hino e grito de guerra durante a semi-final da Champions League deste ano.

A atual melhor patinadora no gelo do mundo é Angelina Kuchvalska. Esse ano ela se apresentou ao som de Bohemian Rhapsody do Queen. Ao mesmo tempo em que a habilidade acrobática da patinadora impressiona, a leveza e a fluidez dos movimentos em sincronia com a música causam uma sensação extremamente satisfatória.

Quando Antônio Rodrigo Nogueira, o nosso Minotauro, entra na arena do UFC, escolhe a dedo uma trilha que intimide seu adversário ou que lhe garanta forças e inspiração para realizar uma boa luta. Uma de suas trilhas de entrada favoritas é “Gimme Shelter“, dos Stones. Que som extremamente vívido e empolgante!

Existem vários filmes que giram em torno do esporte e que têm trilhas de rock emblemática. Mas (corrija-me se eu estiver errado) a trilha de Rocky III talvez seja a mais marcante. Não tem como ouvir “Eye of the Tiger” do Survivor e não pensar em Silvester Stalone com luvas de box, não é?

Também existem vários clipes de rock relacionados a esportes, mas escolhi a versão de Highway Star, do Deep Purple, feita pelo Buckcherry por ter se tornado trilha oficial da NASCAR. Já viu esse clipe? É adrenalina pura!

E o que falar de Dream On, do Aerosmith, que conseguiu ultrapassar o próprio legado épico? A música foi um dos primeiros sucessos da banda e, desde então, tornou-se um verdadeiro hino do Rock n Roll. Está, inclusive, “tatuado” no nosso Santo Cubinho! Quando, em 2013, a cidade de Boston sofreu um atentado durante a tradicional maratona realizada na cidade, o Aerosmith fez essa belíssima homenagem aqui para dar força às vítimas de sua cidade natal:

É isso, rocker!

Se você tem alguma sugestão de som relacionado a esporte, manda pra gente!

De quebra, você pode ver quais ídolos que fazem as melhores e mais inspiradoras trilhas esportivas do Rock n Roll que estão aqui na Santo Rock!

Tamo junto, rocker! Let’s Rock!

About Caio Latorre view all posts

Um verdadeiro colecionador de curiosidades. I can't get no satisfaction! Lennon disse: "a genialidade é um tipo de loucura". Sejamos insanos em nome do amor ao Rock n Roll. Prazer, Latorre! "O café tá pronto?"

2 Comments Join the Conversation →

  1. Andrey

    E ontem, só adicionando, na ginástica de gala (evento que não vale medalha, que é basicamente só um festival dentro dos Jogos), teve uma apresentação nas barras paralelas (Danell Leyva, dos EUA) na qual tocou In Bloom, do Nirvana, no fundo.

    Reply
    1. Caio Latorre

      E aí, Andrey! Tudo bem?

      Poxa, é mesmo?! Não sabia dessa, não. Que demais!
      O que dizer de In Bloom? Um dos sons que mais gosto do Nirvana, bem como as duas versões do clipe. Muito cômicas, fala aí! haha

      Já viu nossas homenagens exclusivas ao Nirvana? Acessa aí e me conta qual sua favorita: https://santorock.com/busca/?q=nirvana e essa aqui https://santorock.com/busca/?q=rather

      Tamo junto, Andrey! Let’s Rock!

      Reply (in reply to Andrey)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *