Santo Rock Indica: Sonic Highways

Fala, rocker! Como tá o domingão?

Na última terça-feira (25/10), lançamos a Cities on Fire, nossa mais nova coleção verão inspiradas nas capitais do rock.

Elegemos Londres, por ser o berços de grandes nomes do Rock n’ Roll, Los Angeles, por sua vívida cena artística que deu origem a centenas de bandas que amamos, e São Paulo, porque, além de ser a nossa casa, é a cidade do caos urbano que já recebeu os maiores shows que passaram pelo país e é um lugar que respira a atitude Rock n’ Roll.

Falando em cidades do Rock n’ Roll…

A indicação de hoje, assim como a Cities on Fire, tem o foco em duas tônicas: o rock e as cidades marcadas por histórias lendárias do gênero musical.

Uma série documental sobre as gravações do último álbum dos caras que viajaram no som. Literalmente! 

Senhoras e senhores, com vocês: Foo Fighters Sonic Highways.

“Um mapa musical da América”

A série foi lançada no 20º aniversário do Foo Fighters e, para celebrar, a produção do disco viajou por oito cidades, visitando estúdios de gravação em que o oitavo e mais recente álbum de estúdio da banda foi produzido, o Sonic Highways (2014).

Dirigida pelo fundador do Foo Fighters, Dave Grohl visita Chicago, Austin, Nashville, Los Angeles, Seattle, Nova Orleans, Washington D.C. e Nova York.

Cada episódio investiga a identidade de cada cidade, mostrando como cada um dos músicos ajuda a tecer o tecido cultural de suas cidades natais.

Quando o conceito ganha vida

Cada canção foi gravada em cada cidade, e cada faixa apresenta lendas locais:

  • Rick Nielsen toca guitarra barítono em “Something from Nothing“;
  • Os Bad Brains fazem vocal de apoio em “The Feast and the Famine“;
  • A nova alma do blues, Gary Clark Jr., toca guitarra em “What Did I Do?/God As My Witness“;
  • Membro do Eagles e do James Gang, o senhor Joe Walsh, toca guitarra em “Outside“;
  • E a rebelde Joan Jett toca guitarra em “I Am A River“.

Mesmo as letras foram desenvolvidos de forma experimental, sem precedentes. Grohl trabalhou nas letras até o último dia de cada sessão, inspirado pelas experiências, entrevistas e personalidades que se tornaram parte do processo.

Foo Fighters Sonic Highways é, nas palavras de Grohl, “uma carta de amor para a história da música americana“.

Confira este trecho das gravações de “What Did I Do, God as My Witness” em que Dave Grohl “brinca” na guitarra e, junto à banda, arranha canções comoRebel Rebel” de David Bowie, “Paranoid” do Black Sabbath, “Breaking the Law” do Judas Priest, “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin (a canção que influenciou o riff de abertura de “The Pretender” do Foo Fighters, note a semelhança!), “Sunday Bloody Sunday” do U2, “Smoke on the Water” do Deep Purple, “Bohemian Rhapsody” do Queen, “Layla” de Eric Clapton dentre várias outras.

Os caras tocam até pequenos trechos dos clássicos “Smells Like Teen Spirit“, “Come As You Are” e “Lithium do Nirvana e riem muito sobre esse momento.

O box com os 4 dvds do Sonic Highways pode ser facilmente encontrado nas maiores livrarias do país e custa em média R$ 50 reais, mas você pode conferir uma série de vídeos oficiais disponibilizados pela HBO no YouTube e sacar os melhores momentos, como esse que selecionamos e mostramos acima, pra você se emocionar e também dar boas risadas em seu domingão.

Para encerrar, deixamos o clipe de “Something From Nothing“, música de abertura do álbum Sonic Highways que traz em sua letra e clipe a frase “Here lies a city on fire“.


Confira nossas homenagens à cidade dos anjos, as exclusivas Los Angeles Tank:


Um abraço, rocker!

About Caio Latorre view all posts

Um verdadeiro colecionador de curiosidades. I can't get no satisfaction! Lennon disse: "a genialidade é um tipo de loucura". Sejamos insanos em nome do amor ao Rock n Roll. Prazer, Latorre! "O café tá pronto?"

0 Comments Join the Conversation →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *