Playlist: Os sons da Los Angeles Rock City

E aí, rocker! Feeling alright?

Dia de som aqui pelo Santuário e o tema de hoje é uma ode à cidade dos anjos e nossas estampas Los Angeles Rock City e Los Angeles Tank, exclusivas da nossa coleção incendiária para este verão, a Cities on Fire.

Prepare-se para viajar por décadas e passear pelos mais variados estilos, afinal, Los Angeles sempre foi um caleidoscópio musical.

O clima praiano divide os palcos com o alto entretenimento da vida noturna, e assim nascem as mais variadas bandas que fizeram história nessa verdadeira capital do Rock N’ Roll.

Além disso, desde o final dos anos 60, um número crescente de grandes gravadoras passou a escolher Los Angeles como casa. Juntamente com uma abundância de clubes e bares, a cidade se tornou o epicentro da indústria musical.

Logo não é uma grande surpresa que os grandes grupos de rock tenham se dado muito bem por ali.

“So come on feel the noise!” Solta o play, rocker!



O bom filho a casa torna: 30 anos desde o primeiro show

Hoje tem o primeiro show do Guns N’ Roses em São Paulo pela turnê “Not in This Lifetime…“.

E 2016 também marca 30 anos desde o primeiro show do Guns N’ Roses junto a Slash e o baterista Steven Adler. O show aconteceu justamente em Los Angeles, no Troubadour, considerado um dos melhores bares de rock da cidade.

Há 30 anos, o Guns N’ Roses realizava seu primeiro show no Troubadour, em Los Angeles

Parece mentira, mas foi no dia primeiro de abril deste ano que aconteceu o primeiro show de retorno do Guns, com Slash e Duff McKagan dividindo os palcos com Mr. Axl Rose. E esse show não poderia ter sido em outro lugar se não no mesmo local onde tudo começou para a banda.

Por isso, abrimos a playlist do dia com a faixa de abertura do primeiro álbum de estúdio do Guns N’ Roses, a poderosa “Welcome to the Jungle” do Appetite for Destruction (de 1987) pra você já entrar no clima de perigo e selvageria da banda que se tornou um fenômeno mundial e realiza hoje o show mais esperado do ano em terras brasileiras.

Clique aqui e confira o setlist para o show do Guns de hoje.


Conheça a Los Angeles Rock City, a capital do Rock N’ Roll onde tudo começou para o Guns N’ Roses.


Na terra do som e do cinema, filme vira clipe

O Audioslave foi uma das bandas mais notáveis dos anos 2000, com a união de talentos entre a poderosa voz de Chris Cornell (vai cantar assim lá na casa do carvalho) e a fúria dos ex-integrantes do Rage Against The Machine que aconteceu justamente em Los Angeles.

“Mas por que a escolha de ‘Show Me How To Live‘ para a playlist do dia?”

No videoclipe desse som, a banda se envolve em uma perseguição policial.

As cenas são uma referência extraída do filme Vanishing Point (“Corrida do Destino”, de 1971). O frontman Chris Cornell dirige uma réplica do mesmo carro utilizado no filme, um Dodge Challenger dos anos 70.

O vídeo foi filmado em Los Angeles, Califórnia.

Dois carros foram utilizados para as filmagens, um dos quais foi entregue ao vencedor de uma premiação. Cornell e o baterista Brad Wilk autografaram o carro na parte de dentro.


Os “Santos” de Los Angeles

Saints of Los Angeles” é o nono e provavelmente último álbum de estúdio do Mötley Crüe, banda nascida em Los Angeles e que marcou a cena glam rock nos EUA nos anos 1980.

Este é o primeiro álbum da banda desde a volta do baterista Tommy Lee e, ironicamente, traz a faixa título referindo-se à banda conhecida pelos excessos perigosos como os “Santos de Los Angeles“.

Em 2007, a banda foi inserida na Walk of Fame, um dos pontos turísticos mais famosos de L.A.

Os integrantes do Mötley Crüe na Calçada da Fama, em Los Angeles

Correndo com o The Demon

Sabia dessa, rocker?!

Em 1976, o Van Hallen estava tocando num bar em Los Angeles (terra natal da banda) quando Gene “The Demon” Simmons, líder do KISS e um dos deuses de nossa coleção Limited Edition, descobriu a banda e decidiu que queria gravar uma demo com eles.

Gene Simmons e Eddie Van Halen

A demo continha a primeira versão de Runnin’ with the Devil (cantada por Eddie Van Halen, que na época era o vocalista), não deu muito certo e acabou não sendo aceita por nenhuma gravadora. Felizmente, com David Lee Roth, a canção se tornou um dos maiores sucessos da banda e do Rock N’ Roll.


Sentindo o barulho

Sabia que o Quiet Riot nasceu em Los Angeles?

É verdade, rocker. Antes de tocar com Ozzy Osbourne, o guitarrista Randy Roads e sua banda fizeram tanto sucesso com “Cum On Feel the Noize” que os fãs acampavam em frente à gravadora CBS Records, em Los Angeles, à espera para encontrar com os ídolos.

Fãs do Quiet Riot em Los Angeles (1979, foto por Ken Papaleo)

O Quiet Riot se tornou uma das bandas de rock mais ativas de Los Angeles na década de 1970, muitas vezes abrindo shows de bandas como o Van Halen em vários clubes da cidade, antes mesmo de assinar qualquer contrato de gravação.

Poster de um show do Van Halen e do Quiet Riot no Glendale College Auditorium, na Califórnia

No calor da batalha de Los Angeles

Não tem como falar em bandas de Los Angeles sem citar o Rage Against The Machine, uma das mais influentes e polêmicas da década de 1990

O terceiro álbum de estúdio da banda carrega o nome da cidade homenageada em nossa nova coleção, o “The Battle of Los Angeles” (“A batalha de Los Angeles, de 1999).

Capa do “The Battle of Los Angeles” – terceiro álbum estúdio do RATM, lançado em 1999 – traz obra de arte original das ruas de L.A.

A arte da capa do álbum era uma obra de arte original de LA Street Phantom, também chamado Joey Krebs ou Joel Jaramillo, um conhecido artista da cidade que já expôs em várias galerias em Los Angeles, Nova York e em todo os Estados Unidos.

Arte de LA Street Phantom traz a mensagem “Estes são os pensamentos que ateiam fogo em sua cidade…”

Dentre sucessos como “Testify“, “Guerrilla Radio” e “Calm Like a Bomb“, escolhemos “Sleep Now in the Fire” para homenagear as bandas de Los Angeles que estão em nossa coleção Cities on Fire.

Em setembro deste ano, o Prophets of Rage (supergrupo que une integrantes do RATM, do Public Enemy e do Cypress Hill) apresentaram a canção em Los Angeles e também vale a pena conferir:


Das ruas de Los Angeles para a Los Angeles Tank, os principais pontos turísticos da cidade para quem carregar o Rock N’ Roll no peito!


Quando as montanhas de Los Angeles pegam fogo

Embalados pela fúria do Rage Against The Machine, colocamos o punk de protesto do Bad Religion na sequência da playlist do dia, com esse som que faz jus às origens da banda.

Se liga nessa letra:

“When the hills of Los Angeles are burnin’, palm trees are candles in the murder wind” (“Quando as montanhas de Los Angeles estão queimando, as palmeiras são velas no vento assassino”).


O fim e o começo

L.A. Woman” já está na playlist da coleção e existe um motivo especial para escolhermos o clássico “The End” para homenagear uma das maiores bandas de Los Angeles de todos os tempos.

Não apenas o Guns N’ Roses iniciou suas atividades em uma das casas mais importantes para o Rock N’ Roll em Los Angeles.

Quando o The Doors surgiu, os paradigmas musicais começaram a ser reinventados. Certo e errado caíam por terra enquanto o Doors expressavam poesia e som em uma mistura experimental e livre nos palcos dos bares da cidade.

A fachada do Whisky a Go Go em 1966 anuncia os shows do Byrds e do Doors

Originalidade e imponência fizeram com que o Doors se tornasse atração principal do Whisky a Go Go, o que chegou ao fim quando a banda tocou “The End“, com Jim Morrison simulando uma cena de sexo no palco durante a parte da letra que fala sobre o estudo psicológico conhecido por Complexo de Édipo.

Ao contrário de prejudicar a imagem da banda, o incidente colocou o The Doors no mapa, marcando início da fase de maior sucesso da banda de L.A.

The Morrison Hotel, situado na 1246 S Hope St, em Los Angeles, Califórnia

O hotel mais famoso do mundo

Com uma letra metafórica e abstrata, surgiram muitas teorias em relação à mensagem do clássicoHotel California“, do Eagles – banda que também nasceu em Los Angeles.

Capa do single “Hotel California” do Eagles

Uma delas dizia que “Hotel California” foi a denominação dada ao “Camarillo State Hospital“, um sanatório localizado no município de Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que esteve em operação de 1936 a 1997. Durante o seu apogeu, entre as décadas de 1950 e 1960, o hospital estava na vanguarda do tratamento de pessoas com problemas mentais.

O Camarillo State Hospital, de onde a banda pode ter tirado a inspiração para letra de seu maior sucesso

Segundos os integrantes do Eagles, a canção foi escrita para retratar o consumismo e o materialismo norte-americano.

Seja qual for a verdade, a canção é o maior sucesso do Eagles, que se consagrou um hino do Rock N’ Roll e carrega um pedaço das origens da banda.


O lado freak de L.A.

Frank Black certamente não obedece regras. Ao ouvir “Los Angeles“, você imagina que a canção será mais uma baladinha a voz e violão quando, de repente, entram umas guitarras e a bateria rasgando tudo e você pensa “O que pode ser mais insano do que isso?!“. A resposta é: Assista ao clipe e tente entender alguma coisa.

Los Angeles é cheia de freaks como Frank Black, capazes de desobedecer às regras para inovar e dar nós em nossas pobres mentes comuns.


Sou um perdedor

O cantor e compositor Beck também é de Los Angeles.

O clipe de “Loser“, um de seus maiores sucessos, foi gravado ao longo de praticamente toda a Califórnia, incluindo cenas no quintal de Beck, caracterizando uma homenagem à terra natal do músico para ser assistida.


Por aí em Los Angeles

Desde o The Doors, Los Angeles não tinha uma banda tão emblemática para sua cena quanto o Red Hot Chili Peppers.

Talvez os Chili Peppers sejam a banda com o maior número de referências a Los Angeles em suas músicas e canções.

“L.A.’s the place sets my mind ablaze” (“Los Angeles é o lugar que deixa minha mente em chamas“)

“Out in L.A.”, o álbum de compilações do Red Hot Chili Peppers que reúne sucessos da banda entre 1984 e 1991

Além do clipe de “Under the Bridge” se passar pelas ruas da cidade dos anjos, o primeiro álbum da banda (Red Hot Chili Peppers, de 1984) traz a canção “Out in L.A.”, que batizou também o álbum com os melhores sons da banda entre 1984 e 1991.

Então, nada mais digno do que incluir esse funk-rock-psicodélico à playlist de hoje, justamente sobre os sons de Los Angeles, fala aí!


Confira todos os modelos de nossas Los Angeles Rock City e Los Angeles Tank:


O nerd e as garotas de L.A.

O Weezer também foi formado em Los Angeles. O clipe de “L.A. Girlz” se passe em uma das praias da cidade e é bem engraçado. Vale a pena assistir.


A volta da punk core californiano

No dia 01 de julho deste ano, o Blink-182 lançou seu sétimo e mais recente álbum, intitulado “California“. Este é o primeiro álbum do grupo com o vocalista e guitarrista Matt Skiba, que substituiu Tom DeLonge.

Arte que ilustra o “California”, sétimo e mais recente álbum do Blink-182, lançado em julho de 2016.

Por razões óbvias, inserimos a faixa “Los Angeles” em nossa playlist e vale a pena conferir o videoclipe com a letra da música, que narra a vida noturna pelas ruas da cidade.


Anticristos da cidade dos anjos

Sabia dessa, rocker? A banda de Marilyn Manson nasceu em Los Angeles e tem inclusive um álbum de estúdio chamado “Holy Wood (In the Shadow of the Valley of Death)“.

No ano passado, ele que se diz ser “maior que Satã” (“Bigger Than Satan”) lançou o álbum “The Pale Emperor “, considerado pela revista Rolling Stone como o melhor álbum de metal do ano.

Justin Bieber gerou polêmica por vestir uma camiseta de Marilyn Manson com a frase “Bigger Than Satan” (“Maior que Satã”). Manson respondeu vestindo uma camiseta de Bieber e com a frase “Bigger than Bieber” (“Maior que Bieber”)

Em nossa playlist está a sombria “The Mephistopheles of Los Angeles“, de acordo com Manson, “o coração do álbum“.

Na canção, Manson se compara a Mefistófeles, um demônio germânico mítico que recolhe as almas dos condenados. É um baita som de arrepiar!

Cena do clipe de “The Mephistopheles of Los Angeles”

“Ainda entorpecido” em Los Angeles

A parceria do Linkin Park, banda de Los Angeles, com o rapper Jay-Z deu origem ao “Collisium Course“, um álbum meio “Walk This Way dos anos 2000”, misturando rock e hip hop.

Cena do clipe “Encore / Numb” traz cenas de um dos bares mais importantes para o rock de Los Angeles, onde o show do Linkin Park com Jay-Z foi gravado em 2004

O clipe de “Encore/Numb” abre com cenas do The Roxy Theatre, um dos bares mais importantes de Los Angeles e onde rolou o show de lançamento desse álbum experimental.

Em 2008, eles fizeram uma surpresa quando apresentaram o som na 48.ª edição do Grammy. A aparição de Sir Paul McCartney cantando “Yesterday” pegou a todos de surpresa e vale a pena conferir.


Sky Valley Rd, Los Angeles, CA 90049, EUA

Este é o endereço que deu origem à capa de um dos álbuns mais consagrados de stoner rock: o “Welcome to Sky Valley“, do KYUSS.

Capa do “Welcome to Sky Valley” (lançado em 1994), o terceiro álbum de estúdio do KYUSS, banda de Los Angeles considerada uma das precursoras do stoner rock‎

Para quem não sabe, o KYUSS foi a primeira banda de Josh Homme, do Queens of the Stone Age, e é um dos nomes mais consagrados da cena stoner rock.

Apesar de “Green Machine” não pertencer a este álbum, o clipe foi gravado em Palm Desert, deserto da Califórnia onde a banda começou.

Josh Homme (muito antes do Queens of the Stone Age), o vocalista John Garcia, Brant Bjork – um dos artistas mais renomados na cena stoner rock) e o baixista Scott Reeder, que também participou das audições para baixista do Metallica na época do St. Anger

“Vou queimar Los Angeles!”

Diretamente de Long Beach (Los Angeles, California), a banda formada em 2009 que parece ter saído da era de ouro dos anos 1970: o Rival Sons!

Burn Down Los Angeles” narra as intensões sórdidas de um personagem em busca de sucesso e que não liga a mínima para “tocar o terror” na cidade dos anjos se for preciso.

É um Rock N’ Roll com pegada e agressividade que vale muito a pena!


Curtiu as histórias por trás dessa estampa exclusiva da Santo Rock?

Conheça a coleção completa e saiba quais são as outras capitais do rock homenageadas na nossa summer collection ’17, a Cities on Fire.

 


Um abraço e bom final de semana, rocker!

About Caio Latorre view all posts

Um verdadeiro colecionador de curiosidades. I can't get no satisfaction! Lennon disse: "a genialidade é um tipo de loucura". Sejamos insanos em nome do amor ao Rock n Roll. Prazer, Latorre! "O café tá pronto?"

0 Comments Join the Conversation →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *