Rock N Roll da porta de casa e mundo afora – Bem vindo a São Paulo

Vívida e caótica. Ensurdecedora e musical. A materialização cultural da vida dos “seres urbanos”. Uma selva invadida pelo concreto, tomada pela fumaça, pulsando e respirando através das almas que nunca dormem e dos “encavernados” de coração. Essa é São Paulo. Um caso de amor e ódio, difícil de explicar, mas impossível de não sentir.

Nossa casa

Primeiramente, é importante justificar por que escolhemos São Paulo como a capital do Rock N Roll nacional.

Na verdade, o Brasil inteiro é rico em arte e cultura, bem como a imensidão de maravilhas naturais. E sabemos que existem rockers aficionados e talentosos espalhados por todo o país.

Não conseguiríamos falar das inúmeras outras capitais do Rock no Brasil de forma digna e com a mesma paixão com que falamos sobre o o jardim elétrico que decora o nosso quintal.

Pois bem, rocker. São Paulo não é a cidade ou o Estado mais importante do Rock N Roll nacional. É a nossa casa.

Nosso Santuário (como chamamos nosso escritório) é aqui, e até temos alguns vídeos exclusivos de coleções gravados por nossas ruas e avenidas.

Não somos nem mais e nem menos Rock n Roll que o restante do Brasil. Apenas podemos falar do que é nosso com propriedade, sem desmerecer qualquer outro lugar do mundo. Isso é obvio, não?

É com propriedade e orgulho que abrimos a porta de nossa casa e te convidamos para um café (ou uma cerveja, se preferir) em nossa sala de estar decorada a muito som e caos urbano.

Welcome to the (concrete) jungle, rocker!


Parceria e Atitude

A cena punk paulistana foi uma das mais importantes do rock nacional. O punk é um som que nasce do protesto, do desconforto social, emanando música do grito popular e escancarando as feridas do povo das vestes ao canto em coro.

Um dos nomes mais importantes para o punk rock nacional foi, sem sombra de dúvidas, o Inocentes, e é uma honra tê-los hoje como nossos parceiros.

Inclusive, bati um papo animal com o Clemente há pouco tempo. Falamos sobre a cena punk da época, mas, principalmente, sobre o que acontece com o presente e o futuro do rock no Brasil. Se liga:

Outra banda que nasceu em São Paulo e conquistou o país foi o Ira!

“Traje? Que traje?”

Falando em Ira! e bandas de rock de São Paulo, sabia que foi o guitarrista Edgard Scandurra quem inspirou o nome da banda Ultraje a Rigor?

O vocalista Roger, inicialmente, havia pensado em batizar a banda apenas como “Ultraje”, mas Edgard, quando perguntado a respeito do nome, ouviu errado e perguntou: “Hã? Como é? Que traje, o traje a rigor?”. O trocadilho fez sucesso e o nome Ultraje a Rigor foi adotado.

Olha ele aí no clipe de “O Chiclete”, praticamente irreconhecível:

Pois é, rocker. Scandurra foi titular na guitarra solo de 1981 a 1983.

E antes que alguém diga que “Pobre Paulista” é xenofóbica…


“Mais soturna que Londres”

Sabia que o Nick Cave já morou em São Paulo?

É verdade. Segundo o próprio na época, a aura soturna das noites em São Paulo superava a de Londres e isso o fisgou.

Algumas pessoas inclusive saíam pela rua Augusta e alegavam ver um sósia idêntico ao músico. Pois muito provavelmente era o próprio, mas quem acreditaria que Nick Cave estaria em um boteco paulistano em plenos anos 80?

Tanto estaria que até gravou o clipe de “Do You Love Me” na Rua Augusta.

E foi justamente pela famosa Rua Augusta que o João Gordo deu um rolê com Kurt Cobain e Courtney Love depois do (terrível/lamentável) show do Nirvana no Morumbi.

Gordo contou isso em detalhes recentemente em sua autobiografia, “João Gordo: Viva La Vida Tosca”, que será lançada em breve.

Agora, se liga na história que ele contou sobre sua relação pessoal com o Nirvana:

Que o Ratos de Porão é rock pauleira mais pesado que o próprio apelido do João, não é nenhuma novidade. Agora, atitude Rock N Roll de verdade é tocar o terror no programa do Gugu em frente ao pintinho amarelinho.

Ou melhor ainda! Quando em 1991 os caras “tocaram” no programa Milk Shake (da falecida Rede Manchete) com as posições de banda trocadas para ironizar o playback. Detalhe: esse era um programa infantil apresentado pela Angélica. Apenas assista, rocker:


Amanhã sai um conteúdo sobre os principais pontos turísticos de Rock N Roll de São Paulo.

Escreve pra mim qual ou quais são os seus lugares preferidos e por que, rocker!


Clique aqui e conheça a São Paulo Rock City, nossa homenagem a uma das principais capitais do Rock.


Um abraço, rocker!

About Caio Latorre view all posts

Um verdadeiro colecionador de curiosidades. I can't get no satisfaction! Lennon disse: "a genialidade é um tipo de loucura". Sejamos insanos em nome do amor ao Rock n Roll. Prazer, Latorre! "O café tá pronto?"

0 Comments Join the Conversation →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *