Playlist: The Beatles’ Rooftop Concert – O último show dos Beatles

Hey ho, rocker! Feeling alright?

Há quase 48 anos, em 30 de janeiro de 1969, os Beatles realizavam seu último show.

A playlist exclusiva de hoje é uma homenagem a este dia lendário para o Rock N Roll e que habita o coração de milhões de beatlemaníacos espalhados pelo mundo (eu sou um deles, e você?).

Solta o play e confira algumas curiosidades na sequência.


O setlist

O show surpresa que os Beatles realizaram em 30 de janeiro de 1969 no terraço da sede da Apple Corps contou com o seguinte setlist:

1. Get Back

2. Don’t Let Me Down

3. I’ve Got a Feeling

4. One After 909

5. Dig A Pony

6. Get Back

Versões antológicas

Eu incluí as versões de “Get Beck”, “I’ve Got A Feeling” e “Dig A Pony” que foram lançadas no Anthology 3 pra você conhecer essas outras gravações e notar algumas diferenças de timbre (essas versões soam mais “cruas”, como em uma antiga vitrola) e até nas letras.

“Eu odiaria perder o trem”

Por exemplo, em “I’ve Got A Feeling”: aos 41 segundos, Paul canta “Oh, please, believe me… I’d hate to miss the train” (“Oh, por favor, acredite em mim… eu odiaria perder o trem”). Na versão do Anthology, Lennon responde “Yes, I do!” (“Sim, eu odiaria!”).

São detalhes que todo e qualquer beatlemaníaco (como eu, diga-se de passagem) adora saber!

Bônus

Também tomei a liberdade de colocar a versão de “The End” da mesma coletânea (“The End” foi originalmente lançada no Abbey Road, de 1969) para fechar a playlist, já que o tema é sobre o último show dos Beatles.

Grandes mestres da edição: Lennon não erra!

Vamos brincar de “jogo dos 7 erro em uma estrofe”. Volte ao vídeo da apresentação completa (acima) e alguém por favor me explica o que o Lennon cantou (aos 06 minutos e 26 segundos) em “Don’t Let Me Down”.

Okay. Agora confira a reedição da mesma canção que está no canal oficial dos Beatles e tente encontrar esse improviso na letra. Detalhe para a dancinha cheia de malemolência do Paul McCartney aos 39 segundos do vídeo:


Antes dessa apresentação, os Beatles haviam ficado cerca de 3 anos sem realizar shows pelo fato que, hoje em dia, todo mundo conhece: mesmo tocando com o ouvido colado a seus potentes amplificadores, a banda não ouvia nada além de gritos e mais gritos histéricos.

Insatisfeitos com a sequência de shows assim, resolveram abandonar os palcos.

Agora, fico pensando… é curioso que um grupo de rock que começou tocando na zona do baixo meretrício de Hamburgo, tenha sido derrotado por garotinhas de família americanas, não acha?

O fato é que os Beatles eram os Beatles e podiam fazer (ou não fazer) aquilo que bem entendessem, afinal, o lugar no Olimpo já fora conquistado.

Mas quem não gostaria de ter tido a chance de ver John, Paul, George e Ringo reunidos, hein?

Eu já assisti a um show do Paul McCartney. Minha irmã, uns 7 (sério!) e um do Ringo. E você, já foi a algum? Deixe nos comentários!


Rock Your Closet – ÚLTIMO DIA!

E falando em último show dos Beatles, hoje também é o último dia da liquidação Rock Your Closet.

Então corre, porque o estoque está evaporando por aqui!

Lembrando que TODAS as camisetas em catálogo estão por até R$ 39,90 (à vista, no boleto).

Vai perder essa, rocker? Aproveite agora!


Um abraço e bom final de semana, rocker!

About Caio Latorre view all posts

Um verdadeiro colecionador de curiosidades. I can't get no satisfaction! Lennon disse: "a genialidade é um tipo de loucura". Sejamos insanos em nome do amor ao Rock n Roll. Prazer, Latorre! "O café tá pronto?"

5 Comments Join the Conversation →

  1. Oswaldo

    Boa tarde Caio.
    Muito bom mesmo. Já fui a 3(três) shows do paul McCartney no Brasil (Pacaembu 1994, Morumbi 2010 e Allianz Park 2011 eu acho) e 01 (um) do Ringo no Citibank Hall. Bom demais..

    Reply
    1. Caio Latorre

      Ah, eu também fui a esse no Morumbi, cara! E minha irmã foi ao do Ringo no Citibank. Foi com a AllStarr Band, né? Porra, nesse show eles vieram com o guitarrista do McCoys e do Romantics (eu adoro aquele som, “Talking In Your Sleep”) e o Edgard Winter, né? Queria muito ter visto.
      Legal demais, Oswaldo! Um abraço.

      Reply (in reply to Oswaldo)
  2. Roseli Latorre

    Nooooossa! Ganhei o dia, Caio!!! Hahahaha!!! Quer dizer que o whatsaap serviu de inspiração?
    Adorei ter assistido novamente ao último show e observado os detalhes que você comentou. A dancinha do Paul é um charme! Afinal esse homem esbanja charme, hein! E Don´’t let me down é minha preferida!
    Quanto aos shows, estive em dois. Ambos MARAVILHOSOS!! O primeiro, foi um presente seu, lembra? E o segundo, um presente da Lô que é a beatlemaníaca da casa. Já já ela nos conta a quantos foi.
    Parabéns, meu filho, pela matéria. Leio constantemente. É só orgulho!!!

    Reply
  3. Lorrane

    Acertou, maninho! Foram exatos 7 shows do Macca e 1 do Ringo

    SP (2)
    RJ
    BH
    São Francisco, CA
    Londres
    Boston, MA

    Mal posso esperar pelo oitavo!

    Muito boa a matéria! Adorei a dancinha do Paul e as palavras que ainda estou tentando decifrar do John

    Reply
  4. Juliano Adolfo Fenólio

    O vídeo parece não estar mais disponível no Vevo e não o encontro em lugar algum. Alguma dica? Baixou ele? Se sim, compartilharia? Abraço e parebéns pelos posts.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *