O logo que se tornou ícone do Rock N Roll mundial

“Tongue and Lips” ou “Hot Lips” – a boca e também a cara dos Rolling Stones


Fala, rocker! Tudo certo?

Como você deve saber, na semana passada lançamos a STONES 55TH em homenagem aos 55 anos de carreira que os Rolling Stones completam este ano.

E com esse lançamento, o famoso emblema dos Stones ganhou uma nova versão, que nasceu nas mãos do talentoso Andy Alves (nosso parceiro de longa data).

A versão do famoso logotipo dos Stones pelas mãos do artista Andy Alves

Agora, você sabe a origem dessa boquinha emblemática?

Do nascimento óbvio à glória eterna

Em 1970, a banda pediu ao até então jovem estudante de artes, John Pasche, de apenas 24 anos, por uma imagem que fosse “anti-autoridade e sexy”, com como a postura da banda.

Segundo consta, Mick Jagger queria algo que evocasse Kali – deusa hindu da inesgotável energia, que caracteriza tão bem a personalidade dos Stones.

Embora Kali seja representada com a língua de fora, Pasche encontrou sua maior inspiração na parte mais óbvia: o bocão do vocalista Mick Jagger.

“Cara a cara com ele, a primeira coisa que chamou a atenção foram seus lábios e sua boca” – contou Pasche

E assim nasceu ‘Tongue and Lips’, também conhecido como ‘Hot Lips’.

Pasche recebeu 40£ pelo seu trabalho e dois anos mais tarde, devido ao sucesso do seu trabalho, mais uns 200£.

John Pasche ao lado de sua criação mais famosa

Na boca do povo

O logo que se tornou um ícone do rock mundial estreou no álbum Sticky Fingers, de 1971, cuja capa é do ilustríssimo Andy Warhol.

Warhol já havia trabalhado com o The Velvet Underground and Nico no famoso álbum homônimo e também conhecido como “álbum da banana”.

Então muita gente se confunde ao pensar que o logo também é de autoria de Warhol, mas agora você já sabe que não.

O logo passou a ser vinculado aos Stones desde então e foi incorporado, não só à cultura da banda, mas também à cultura mundial como um dos maiores ícones visuais do Rock N Roll e do design.

Em cartazes da banda, a língua já ganhou piercing, espinhos e cores variadas.

Vale lembrar o cartaz da Voodoo Louge Tour, que traz a bandeira dos países por onde os Stones passaram entre 1994 e 1995, incluindo o Brasil.

No último clipe lançado pela banda, Ride ‘Em On Down, o logo ressurge em azul, assim como na capa do álbum Blue & Lonesome, onde está esse som.

Em 2008, o site inglês Gigwise o elegeu como o melhor logo de banda de todos os tempos. No mesmo ano, o museu Victoria & Albert Museum, de Londres, pagou cerca de R$ 190 mil pelo desenho original.

Sabia dessas, rocker?


Então, se você ainda não garantiu a sua STONES 55TH, aproveite agora enquanto é ainda é tempo!


Um abraço, rocker!

About Caio Latorre view all posts

Um verdadeiro colecionador de curiosidades. I can't get no satisfaction! Lennon disse: "a genialidade é um tipo de loucura". Sejamos insanos em nome do amor ao Rock n Roll. Prazer, Latorre! "O café tá pronto?"

3 Comments Join the Conversation →

  1. Guilherme Trovão

    Stones, é algo que não se explica… Ame ou deixe-o !!! … mas não se esqueça, se deixa-lo, é porque você não é ROCKER DE VERDADE. E terá uma eternidade de tormentos (tipo ter que escutar “pagode” o dia todo, todos os dias). Nossa isso é muito CRUEL…
    Stones provam, que AMOR à musica, e AMOR aos fãs, fazem magia. Ou você acha que 55 anos de carreira, são pra qualquer mortal ??? … falando em mortal, FICOU MORTAL a estampa da camiseta… VLW Santo Rock, + uma pra minha humilde coleção KKK…
    Agora, falando sério, cada vez que vejo a “hot lips”, lembro tbm da Angelina Jolie… com todo respeito aos “vovôs” garotos, que eu amo de paixão… LONG LIVE ROLLING STONES …

    Reply
    1. Caio Latorre

      Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaalve, Trovão! Tudo certo, meu amigo?

      É verdade, cara… até quem (sabe-se lá por que) não curte Stones, não merece a crueldade de escutar pagode pela eternidade HAHAHAHA

      Bacana demais que levou a sua, bicho! Essa ficou muito foda, fala aí!

      “cada vez que vejo a “hot lips”, lembro tbm da Angelina Jolie” HAHAHAHAHAHA genial, Trovão! Não sei como não pensei nisso hahaha pqp, ri demais aqui 😛 Você é foda, mano.

      Tamo junto! Grande abraço!

      Reply (in reply to Guilherme Trovão)
  2. Maisa

    Rolling Stones tem personalidade, é peculiar e sexy. Eles não mandam dizer. Não tem palavras para descrever, são um fenômeno! É um privilégio ainda estarem na ativa, espalhando a energia Stones por aí!
    A camiseta ficou demais! Não resisti haha! E o cubo então, o máximo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *